quarta-feira, 19 de agosto de 2009

More hierarchy / Mais hierárquia


10 comentários:

  1. Ei Letícia tudo bem? Po é bom saber que fora eu, o Kalil (Davi) e você há mais brazuca dando as caras no blog do tio Kric (John K.)! Bom eu tb mandei alguns estudos pro cara já faz um bom tempo em outro blog que posto (http://mishirika.blogspot.com/2007/10/estudos-pro-blog-do-john-k.html), porém infelizmente sem retorno...
    Mas vai lá o cara deve receber "trocentas" mensagens de gente pedindo pra ele dar uma olhada que precisa escolher somente alguns

    O Davi Kalil (o citado no blog) é um fera no desenho até pq ele é quadrinista da MAD BRASIL e também professor de ilustração na Quanta Academia em São Paulo (ótima por sinal). Ele só não fazia até então cartoons voltados p/ animação. Checa o blog do indivíduo (http://blogdoklil.blogspot.com/)

    Contudo, se vc permitir alguns comentários a respeito dos seus estudos (ok não sou um John K, lógico), eu achei muito interessante o seu progresso. Só fica de olho nas linhas de ações do Zé Colméia e do Catatau e nas proporções do crânio e dos olhos (estão um pouco off-model). Os espaços negativos da composição e dos personagens ao meu ver estão bons. As silhuetas irão mostrar poses mais claras assim que você acertar esses pequenos detalhes. Atenção tb qto aos braços de ambos os personagens. Se você olhar o original, estes que você fez estão com dedos ligeiramente maiores e os braços estão esguios demais. Mas é assim mesmo! A gente vai quebrando a cara e aprendendo mais. O único conselho útil que posso dar (já que acompanho aquele blog desde que foi criado em 2006)é não seguir os conselhos do John K tão à risca quanto à alguns conceitos e teorias deles. Principalmente se ele começar a "endeusar" muito Bob Clampett (ok o cara era muito bom, mas qualitativamente cometia erros primários sim... mas esse assunto em questão renderia muito pano pra mangam rs).

    Enfim, meus parabéns pelos trabalhos e manda ver. O Rio tá precisando de bons animadores.
    Fez design na Puc-Rio tb? Legal.

    Abs :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Guga
    Eu até fiquei meio na dúvida de mandar os meus exercícios depois do Davi Kalil, mas queria ouvir críticas sobre o que eu tenho feito para poder melhorar. Comecei a animar com stop motion justamente pelo medo de desenhar, mas agora resolvi investir mais no 2d.

    Gostei muito de ler suas considerações, sabia que tinham coisas erradas, mas você conseguiu pontuar muito bem. Vou dar uma treinada maior em construção para melhorar esses problemas.

    Ah, o seu conselho sobre o John K... ele é meio revoltado, né? Eu até acho graça.. Ando acompanhando o blog dele mais seriamente desde o ano passado, quando entrei na pós, mas essa foi a primeira vez que me manifestei, até porque só esse ano que eu tive coragem de meter a mão na massa quanto a animação 2d.
    Gostei muito do seu blog. Vou passar a visitar agora! ;)
    Fiz design na Puc-Rio sim.

    Obrigada!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Leticia, como vai?

    sabia que tinha um comentário de uma brasileira no meio dos outros (sorte que vc colocou aquele "parabéns") chamou a atenção na hora.

    no dia eu estava muito corrido, mas voltei pra conferir e achar seu blog.

    valeu :)

    eu to até agora rindo a toa com o convite.. sinceramente eu não achei que fosse rolar assim.. pensei que ia ficar mandando um monte de desenhos pra ele e não ter resposta nenhuma.. imagina a minha surpresa quando vi que além de chamar pra fazer parte do blog ele ainda postou os meus trabalhos no blog dele..

    demorou pra eu acreditar mesmo.. entro todos os dias no blog dele pra pegar dicas de desenho, composição, animação e tudo mais.. ver meu trabalho lá foi emocionante.

    montei um blog

    www.cartoonprinciples.blogspot.com

    pra postar meus estudos e os exercicios que ele está passando na aula.. se quiser dar uma olhada pra fazer tambem.. o que está mais me agradando é saber que vou ter um cara com o conhecimento dele fazendo críticas diretas ao meu trabalho.. é muita sorte mesmo.

    ainda não faço muita idéia do que vem pela frente.. mas acho que vai ser muita cópia pra melhorar a compreensão daqueles principios básicos... o que eu acho bom..

    não tenho interesse de ser animador, meu negócio é mais quadrinho e ilustração (cartoon não é sõ animação né)... mas se houver uma possibilidade gostaria de fazer cenários (pintados a mão) e concept art...

    acho que a coisa que agradou ele mesmo além dos estudos de cartoon foi o fato de eu já ter um estilo próprio de desenho (trabalho com isso faz mais de 10 anos, e desenho e pinto uma média de 5 a 6 horas por dia todos os dias, isso me deu bastante experiência e agilidade).. o que não acontece com a maioria das pessoas que estão mandando os estudos.

    isso inclusive serve de conselho, além dos estudos vc deveria desenvolver algo com a sua personalidade, o que leva muito mais tempo e muito mais estudo, as cópias são importantes, mas é só uma parte da coisa...

    seu desenho parece um pouco "tenso".. a linha está rigida, acho que vc pode desenhar mais desencanada, procurando curtir, sem a obrigação de ficar foda..

    pega o lapis mais leve (não use lapiseira pra esboçar)e pratique muito.

    continue desenhando que o resultado vem.
    vamos nos falando,

    abç,

    davi

    ResponderExcluir
  4. nossa.. que comentário gigante que eu deixei.. foi mal.

    reparei uma coisa nos seus desenhos, eles estão muito limpinhos... vc deve estar pulando muito rápido pra finalização e não está tendo tempo direito de ver onde estão os erros mais básicos, alguns sempre vão ficar, não tem jeito, mas os mais evidentes a gente corrige enquanto está construindo..

    eu tento tratar o desenho como uma escultura, todas aquelas linhas mais leves e gestuais são como se fossem uma massa, aos poucos elas acabam mostrando o caminho pra linha certa.. dai vc finaliza.

    ahh.. eu vou dormir se não acabo deixando outro comentário gigante.

    abração

    ResponderExcluir
  5. Bacana o comentário Davi. Realmente foi bacana ver seu desenho lá postado no blog do John K. Realmente ele dá ótimas dicas. Qto ao seu blog, muito bom também. Parabéns.

    Letícia: Fique à vontade pra perguntar qualquer coisa. Sei que ainda to inciando no mercado de animação (profissionalmente animo há 5 anos e meio), mas o que estiver ao meu alcançe quanto a dicas de animação estamos aí.
    Aproveito e assino embaixo os comentários feitos pelo Davi. São dicas preciosas de um cara profissa (sem puxa-saquismos rs).

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Davi
    Achei muito legal o post do John K. falando do seu trabalho, parabéns mesmo!
    Eu entrei no seu blog e achei que o seu trabalho está muito bom mesmo. Vou continuar entrando no seu para ir acompanhando o desenvolvimento e o tipo de coisa que você vai estar estudando.

    Eu tenho um outro blog que posto outras coisas que eu faço, rascunhos e testes. Além de animação também gosto muito de quadrinhos e ilustração.
    o meu outro blog: http://coisinhasupimpa.blogspot.com/

    Eu acabei a minha pós agora no meio do ano e estou correndo atrás do 2d tradicional. E por isso, críticas e dicas são bem vindas.

    Muito obrigado pelas dicas, eu levarei todas em consideração. Esse traço "tenso" realmente é um problema e estou buscando melhorar. Mas eu acho que o meu escanner ele deixa o branco meio estourado e acaba sumindo a metades dos rabiscos. Porque eu costumo usar um 2b no rascunho e acertar as linhas com um 6b, e as linhas do 2d quase não aparecem.

    Esse último do Zé Colméia realmente os personagens estão com uns erros de construção fortes, principalmente as cabeças que parecem deslocadas.

    Vou voltar um pouco para construção antes de continuar os exercícios de hierárquia.

    Oi, Guga
    Pode deixar que se eu tiver alguma coisa para perguntar eu irei e quando eu postar mais coisas pode deixar suas considerações que elas serão super bem aceitas. E vou aproveitar para perguntar se você sabe como que eu posso ver "O Despejo" porque eu sou louca para ver mas não consegui ver no Anima Mundi do ano passado por causa de horário bom para mim.

    Obrigada, Davi e Guga!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Letícia.

    Que bom saber que alguém tá querendo ver esse curtinha do qual eu fiz parte da equipe há 2 anos. O Serginho (Sérgio Glenes) é um senhor diretor e ilustrador de mão cheia (o site dele é esse => http://sergioglenes.blogspot.com/). Dá gosto ter esse material no portifólio. Contudo, sobre a distribuição, eu sinceramente não sei. Eu como fiz parte da equipe, ganhei um dvd + as cenas que ajudei a animar como parte do portifólio. Eu acredito que esteja sendo distribuído naquela lojinha de livros e dvds lá do CCBB (na 1º março), mas não posso te dar certeza. Vou tentar entrar em contato com Serginho pra ver onde está à venda ok?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. "Esse traço "tenso" realmente é um problema e estou buscando melhorar. Mas eu acho que o meu escanner ele deixa o branco meio estourado e acaba sumindo a metades dos rabiscos. Porque eu costumo usar um 2b no rascunho e acertar as linhas com um 6b, e as linhas do 2d quase não aparecem. "

    Se me permite dizer sobre uma técnica que me ensinaram nesse meio é o "clean up" (termo fresco pra boa e velha arte-final). Vamos ver se eu consigo explicar por aqui, pq é um tipo de coisa que vc precisa ver alguém fazendo pra assmilar bem a técnia, a verdade é essa. Mas vamos lá: O ideal ao fazer a arte final num esboço à lápis não é fazer de uma única vez e sim ir deslizando o lápis aos poucos em pequenas àreas dando volume ao desenho (áreas externas sempre mais grossas do que internas), dando noção de fluidez ao desenho. O efeito visual é mais ou menos como se vc usasse uma pena de nanquim. Aliás a mesma dica é usada pra canetinhas. Essa técnica vai ter ajudar a ter o traço mais firme na hora da arte e mais à frente vc será capaz de fazer linhas espessas ou finas com um simples deslizar do lápis (canetinha,pena,pincel, enfim). É prática mesmo não tem outro jeito.

    Olha, pra praticar eu recomendo que vc esboçe seus desenhos com um lápis de cor (azul ou vermelho claro). Geralmente são os que os animadores usam profissionalmente (na verdade usamos lápis específicos da série Col-Eraser), mas um Faber vagabundo pra treino tá mais do que bom hehe. Esboçe bastante, solte seu desenho,sua mão aos poucos vai deixar de ter aquele peso e vai por mim, vai te facilitar MUITO nos desenhos seja pra animar ou ilustrar. Não fica com medo de na hora de fazer o construir o personagem, errar a linha e emendar por cima. Abstraia isso e continue traçando.

    Lápis pra arte-final, a princípio, recomendo entre 2B e 4B (isso varia pro gosto de cada um a meu ver), mas pra animação, geralmente 6B é usado apenas pra esboço (rough). Eu prefiro sempre rabiscar qdo uso lápis normal somente com 2B ou 4B (como citei acima), mas confesso que hoje em dia animo mais com col-eraser. Arte-final pra animação hoje em dia é feita com 2B ou lapiseiras (de 03 a 07 sempre com grafite macio). Treinar esboços traçados com lápis bem de leve com canetinhas tb é uma boa (mas lembrando que assim como o lápis ela tem suas particularidades).

    Procure obsevar antes de mais nada, alguns cartoons arte-finalizados e tente ver como o artista contorna seu desenho. Depois aplique nos seus (sejam eles cópias, ou os seus próprios, que torna o exercício bem mais interessante).

    Enfim, treino,treino e treino.

    Tá no caminho certo!

    E foi mal pelo testamento aí, acabei perdendo a noção do tempo. Rs

    ResponderExcluir
  10. Vou ver se dou uma passada no ccbb para ver.

    Eu até estava usando faber azul mas eu tinha acabado com ele. Fui para o lápis normal e esqueci que já tinha comprado lápis azul e vermelhos novos. heheehheehh

    muito obrigada por todas as dicas, Guga! Continuarei treinando!
    ;)

    ResponderExcluir